segunda-feira, 7 de janeiro de 2008




Joãozinho: Bom dia, Dr. Jeremias!





Dr. Jeremias: Olá Joãozinho, o que te traz por cá?


Joãozinho: A minha avó Lurdes tem problemas cardíacos e eu gostava de saber algumas informações sobre este problema. Podia ajudar-me?


Dr. Jeremias: Claro que sim. O que queres saber?

Joãozinho: Eu quero saber como é que um atque cardíaco se manifesta.


Dr. Jeremias: Joãozinho, um ataque cardíaco manifesta-se normalmente através de dores de cabeça, paralesias de um dos lados do corpo ou dificuldades a engolir ou falar, e nao só...


Joãozinho: Ainda há mais?


Dr. Jermias: Sim, o ataque cardíaco é uma doença que pode causar muitos problemas...Mas como eu estava a dizer, o ataque cardíaco também pode causar dor súbita e violenta no tórax, irradiando para os braços, pescoço e maxila.


Joãozinho: Já reparei que um ataque cardíaco causa muitos problemas. Espero nunca vir a ter nenhum. Então e se a minha avó tiver um ataque cardíaco e eu estiver por perto, como devo agir?


Dr. Jeremias: Joãozinho, se a tua avó tiver algum ataque cardíaco, primeiro deves chamar o médico da tua avó ou então chamar uma ambulância. Depois, se a vítima estiver consciente, neste caso a tua avó, deita-a com os braços e os ombros ligeiramente levantados e apoiados numa almofada. Coloca a cabeça de lado para permitir que a saliva se escoe da boca. Mas se não tiveres a certeza que é um atque cardíaco deves colocar a tua avó numa posição reclinada, com a cabeça e os ombros apoiados em almofadas debaixo dos joelhos.


Joãozinho: Obrigado Dr. Jeremias! E já agora o que é que não devo fazer?


Dr. Jeremias: Muito bem Joãozinho não deves procupar-te só com o que deves fazer ma também com o que não deves fazer. Então não deves dar de comer nem de beber á tua avó, não deixes que a tua avó se mexa desnecessariamente, o que serviria apenas para sobrecarregar o coração.


Joãozinho: De novo muito obrigado, Dr. jeremias.


Dr. Jeremias: De nada Joãozinho é apenas o meu trabalho.


Joãozinho: Tenha uma continuação de uma boa tarde.








Sem comentários: