terça-feira, 22 de janeiro de 2008



Dr. Jeremias: Olá Joãozinho tu por aqui novamente?



Joãozinho: É verdade doutor. Sabe é que a minha professora de estudo do meio mandou-m fazer um trabalho em que consistia saber o que é que se devia caso ocorre-se um choque eléctrico. Será que o Dr. Jeremias me pode ajudar?




Dr. Jeremias: É claro que te posso ajudar.




Joãozinho: É que como como o Dr. me ajudou em relação à minha avó eu agora lembrei-me de vir falar consigo.




Dr. Jeremias: Joãozinho em caso de ocorrer um choque eléctrico à coisas que se podem fazer e outras que não.




Joãozinho: Então doutor comece a dizer-me primeiro o que se pode fazer para eu anotar, depois explica-me aquilo que não se pode fazer, pode ser?




Dr. Jeremias: É claro que sim. Olha nestas situações podes fazer é colocar a vítima na posição lateral de segurança. O próximo passo e chamares uma ambulância.




Joãozinho: E o que é a posição lateral de segurança?




Dr. Jeremias: A posição lateral de segurança faz-se da seguinte maneira: primeiros ajoelhas-te ao lado da vítima, voltas-lhe a cabeça para ti e inclina-la para trás para lhe abrir as vias respiratórias. De seguida, esticas-lhe o braço que estiver mais perto de ti, cruzas o outro braço para o peito e depois cruzas a perna mais afastada dobre a que está mais próxima. Ó próximo passo é amparares a cabeça da vítima com uma das mãos e com a outra agarra-la pela anca mais afastada. depois viras a vítima de bruços puxando-a rapidamente para ti e amparando-a com os joelhos. Seguidamente puxas a testa da vítima para trás de modo a que a garganta fique direita, pois assim, as vias respiratórias manter-se-ao desimpedidas o que permite que a vítima respire livremente. Por último dobras o braço que fica mais próximo de ti para lhe sustentar o tronco, dobras a perna mais próxima de ti para servir de apoio ao abdómen e retiras o outro braço debaixo do corpo. De seguida deves chamar logo uma ambulância como havia já dito. Mas atenção Joãozinho só podes fazer esta posição caso a vítima esteja inconsciente.




Joãozinho: Então e se estiver consciente o que é que devo fazer?




Dr. Jeremias: De estiver consciente deves cortar a energia retirando a ficha da tomada, ou então, desligando o quadro de electricidade. Não deves utilizar o interruptor do electrodoméstico, pois a cauda do acidente pode ter sido uma avaria no interruptor. Se não poderes cortar a energia não deves utilizar objectos húmidos ou mesmo metálicos. Como alternativa podes passar uma corda ou mesmo um pano seco em volta dos pés ou por baixo dos braços da vítima e puxá-la. Neste caso não deves tocar na vítima com as mãos, e também não deves utilizar nada molhado, como por exemplo uma toalha molhada. Numa situação destas deves apenas chamar uma ambulância e tomares a rescomendações que te acabei de dar.




Joãozinho: Obrigado Dr. Jeremias pelas suas explicações. Assim já posso fazer o meu trabalho sem comer algum tipo de erro.




Dr. Jremias: De nada Joãozinho, se precisares de mais alguma coisa é só pedires.




Joãozinho: Obrigado Dr., até à próxima.




Dr. Jeremias: De nada Joãozinho volta sempre que precisares.




Joãozinho: Mais uma vez muito Obrigado. Tenha um resto de um bom dia.




Sem comentários: