quarta-feira, 2 de abril de 2008

Fuga de Gás




Dr. Jeremias: Olá Joãozinho a ue se deve a tua visita desta vez? Vens colocar-me mais alguma questão?






Joãozinho: É verdade senhor doutor. Sabe é que eu tenho algumas dúvidas sobre como devo actuar numa situação de fuga de gás. Se o doutor me podesse ajudar...






Dr. Jeremias: É claro Joãozinho. Expõe-me as tuas dúvidas e eu vejo se te consigo ajudar.






Joãozinho: Para começar gostava de saber se há alguma diferença em termos de actuar caso o cheiro a gás seja intenso ou ser apenas um cheiro ligeiro.






Dr. Jeremias: Há diferença sim Joãozinho. Olha se o cheiro a gás for intenso deves abrir rápidamente as portas e janelas. Depois deves apagar qualquer chama existente e desligar todos os aparelhos, mas primeiro que tudo isto deves fechar a botija do gás. Caso alguém tenha perdido os sentidos deves telefonar imediatamente para uma ambulância.






Caso seja um ligeiro cheiro deves procurar a origem, pois pode ter sido o bico do fogão que se apagou com a corrente de ar. Deves também desligar todos os aparelhos da corrente eléctrica, não deves acender a luz e muito menos fazer reparações por iniciativa própria. É importante abrires as portas e janelas e esperares que o cheiro a gás desapareça por completo.






Joãozinho: Explique-me mais coisas. Agora estou muito curioso sobre aquilo que devo fazer ou não.






Dr. Jeremias: Outra coia muito importante não deves procurar a fuga de gás com um fósforo ou um isqueiro aceso pois podes causar uma explosão. Também não deves entrar numa divisão da casa que tenha um cheiro a gás intenso pois podes perder os sentidos.



Depois de tudo isto caso o cheiro a gás continuar deves telefonar imediatamente aos serviços técnicos para que estes possam resolver o problema.






Joãozinho: Muito obriga doutor por mais uma vez exclarecer todas as minhas dúvidas.






Dr. Jeremias: De nada Joãozinho Sempre que precisares estarei aqui para te ajudar.






Joãozinho: Mais uma vez muito obrigada. Até à próxima....






Dr. Jeremias: Cá esperarei por ti...