terça-feira, 22 de janeiro de 2008



Dr. Jeremias: Olá Joãozinho tu por aqui novamente?



Joãozinho: É verdade doutor. Sabe é que a minha professora de estudo do meio mandou-m fazer um trabalho em que consistia saber o que é que se devia caso ocorre-se um choque eléctrico. Será que o Dr. Jeremias me pode ajudar?




Dr. Jeremias: É claro que te posso ajudar.




Joãozinho: É que como como o Dr. me ajudou em relação à minha avó eu agora lembrei-me de vir falar consigo.




Dr. Jeremias: Joãozinho em caso de ocorrer um choque eléctrico à coisas que se podem fazer e outras que não.




Joãozinho: Então doutor comece a dizer-me primeiro o que se pode fazer para eu anotar, depois explica-me aquilo que não se pode fazer, pode ser?




Dr. Jeremias: É claro que sim. Olha nestas situações podes fazer é colocar a vítima na posição lateral de segurança. O próximo passo e chamares uma ambulância.




Joãozinho: E o que é a posição lateral de segurança?




Dr. Jeremias: A posição lateral de segurança faz-se da seguinte maneira: primeiros ajoelhas-te ao lado da vítima, voltas-lhe a cabeça para ti e inclina-la para trás para lhe abrir as vias respiratórias. De seguida, esticas-lhe o braço que estiver mais perto de ti, cruzas o outro braço para o peito e depois cruzas a perna mais afastada dobre a que está mais próxima. Ó próximo passo é amparares a cabeça da vítima com uma das mãos e com a outra agarra-la pela anca mais afastada. depois viras a vítima de bruços puxando-a rapidamente para ti e amparando-a com os joelhos. Seguidamente puxas a testa da vítima para trás de modo a que a garganta fique direita, pois assim, as vias respiratórias manter-se-ao desimpedidas o que permite que a vítima respire livremente. Por último dobras o braço que fica mais próximo de ti para lhe sustentar o tronco, dobras a perna mais próxima de ti para servir de apoio ao abdómen e retiras o outro braço debaixo do corpo. De seguida deves chamar logo uma ambulância como havia já dito. Mas atenção Joãozinho só podes fazer esta posição caso a vítima esteja inconsciente.




Joãozinho: Então e se estiver consciente o que é que devo fazer?




Dr. Jeremias: De estiver consciente deves cortar a energia retirando a ficha da tomada, ou então, desligando o quadro de electricidade. Não deves utilizar o interruptor do electrodoméstico, pois a cauda do acidente pode ter sido uma avaria no interruptor. Se não poderes cortar a energia não deves utilizar objectos húmidos ou mesmo metálicos. Como alternativa podes passar uma corda ou mesmo um pano seco em volta dos pés ou por baixo dos braços da vítima e puxá-la. Neste caso não deves tocar na vítima com as mãos, e também não deves utilizar nada molhado, como por exemplo uma toalha molhada. Numa situação destas deves apenas chamar uma ambulância e tomares a rescomendações que te acabei de dar.




Joãozinho: Obrigado Dr. Jeremias pelas suas explicações. Assim já posso fazer o meu trabalho sem comer algum tipo de erro.




Dr. Jremias: De nada Joãozinho, se precisares de mais alguma coisa é só pedires.




Joãozinho: Obrigado Dr., até à próxima.




Dr. Jeremias: De nada Joãozinho volta sempre que precisares.




Joãozinho: Mais uma vez muito Obrigado. Tenha um resto de um bom dia.




segunda-feira, 7 de janeiro de 2008




Joãozinho: Bom dia, Dr. Jeremias!





Dr. Jeremias: Olá Joãozinho, o que te traz por cá?


Joãozinho: A minha avó Lurdes tem problemas cardíacos e eu gostava de saber algumas informações sobre este problema. Podia ajudar-me?


Dr. Jeremias: Claro que sim. O que queres saber?

Joãozinho: Eu quero saber como é que um atque cardíaco se manifesta.


Dr. Jeremias: Joãozinho, um ataque cardíaco manifesta-se normalmente através de dores de cabeça, paralesias de um dos lados do corpo ou dificuldades a engolir ou falar, e nao só...


Joãozinho: Ainda há mais?


Dr. Jermias: Sim, o ataque cardíaco é uma doença que pode causar muitos problemas...Mas como eu estava a dizer, o ataque cardíaco também pode causar dor súbita e violenta no tórax, irradiando para os braços, pescoço e maxila.


Joãozinho: Já reparei que um ataque cardíaco causa muitos problemas. Espero nunca vir a ter nenhum. Então e se a minha avó tiver um ataque cardíaco e eu estiver por perto, como devo agir?


Dr. Jeremias: Joãozinho, se a tua avó tiver algum ataque cardíaco, primeiro deves chamar o médico da tua avó ou então chamar uma ambulância. Depois, se a vítima estiver consciente, neste caso a tua avó, deita-a com os braços e os ombros ligeiramente levantados e apoiados numa almofada. Coloca a cabeça de lado para permitir que a saliva se escoe da boca. Mas se não tiveres a certeza que é um atque cardíaco deves colocar a tua avó numa posição reclinada, com a cabeça e os ombros apoiados em almofadas debaixo dos joelhos.


Joãozinho: Obrigado Dr. Jeremias! E já agora o que é que não devo fazer?


Dr. Jeremias: Muito bem Joãozinho não deves procupar-te só com o que deves fazer ma também com o que não deves fazer. Então não deves dar de comer nem de beber á tua avó, não deixes que a tua avó se mexa desnecessariamente, o que serviria apenas para sobrecarregar o coração.


Joãozinho: De novo muito obrigado, Dr. jeremias.


Dr. Jeremias: De nada Joãozinho é apenas o meu trabalho.


Joãozinho: Tenha uma continuação de uma boa tarde.








Recomeçaram as aulas, por isso temos que voltar ao trabalho!!
Neste período estamos a pensar em colocar informação sobre socorrismo.
Se tiverem comentários a fazer, dúvidas ou até temas que nós tenhamos que abordar, sugiram!!